sábado, 9 de abril de 2016

Resumo e fotos do Genuino Day 2016

Tradicionalmente faço um posto sobre o evento Arduino Day, esse ano foi alterado o nome do evento para Genuino Day.

Sábado dia 2 de Abril aconteceu no Laboratorio Hacker de Campinas (LHC).

Nossa Página no FacebookTwitter , Página web.

O evento foi aberto para toda comunidade, recebemos pessoas da região de campinas.


Segue o  link para o álbum de fotos do evento. Agradeço o Éric Lopes que fotografou o evento e também liberou o uso da imagem.

Álbum no Flickr .


Na página Oficial do Laboratório Hacker de Campinas (LHC)  : Agenda do evento

Agradeço ao publico e amigos que compareceram ao evento, achei bem interessante que esse ano tivemos visitantes de outras cidades e o próprio grupo do laboratório conseguiu passar um dia trocando ideias e socializando com o assunto mais voltado para arduino e universo maker, explicando e mostrando o que conseguimos montar nessa meio.

Na parte da manhã fizemos apresentação sobre o Hackerspace LHC e suas atividades.

Mostramos as possibilidades de uma pessoa qualquer que tenha interesse em associar e usar o espaço para aprender, desenvolver mais projetos e interagir mais com o grupo nesse evento entrando para o mundo maker.

Apresentei também as atividades que temos nas noites de quinta-feira chamada de Oficina de IoT (Internet of things) e alguns eventos que participamos e temos coisas legais para comentar.

Isso é um grande avanço para o grupo e criamos essas atividades  para explorar mais a comunicação com a comunidade e trazer mais atividades para o grupo, aumentando network do grupo, apresentando ideias, projetos e social também.

Sobre as apresentações realizadas no evento :


Pedro Minatel


Palestra :  Programando o nodeLHC com a IDE Arduino.
Uma demonstração de como criar um projeto com o ESP8266 com a IDE Arduino


Audrey Oliveira / Suzana Mota


 Palestra : Cafeteira Interativa
Os eletrodomésticos a nossa disposição atualmente proporciona uma interação pouco interativa, sendo realizadas exclusivamente através de botões fisicamente dispostos no aparelho. Portanto, a proposta deste projeto é oferecer uma interface de comunicação alternativa entre o usuário e seus eletrodomésticos. Através de um aplicativo em seu celular, o usuário, envia o comando de preparar café para sua cafeteira antes mesmo de chegar em casa. A cafeteira integrada a um Arduino dotado de um shield Wifi, será capaz de receber este sinal de ativação e iniciará o processo de preparação do café. Quando a tarefa estiver terminada e o café estiver pronto, a cafeteira será capaz de enviar um alerta ao usuário através do Whatsapp.





Douglas Esteves
Palestra : Genuino MKR1000
EU apresentei o novo equipamento Geunino MKR1000
Apresentação do novo modelo de Arduino/Genuino MKR 1000, novo equipamento com novos recursos entre ele Wifi integrado ao novo arduino.


Gustavo Lima

Palestra : Soletta
Novo Framework IoT desenvolvido pela equipe da Intel, facilitando a forma de programa para internet das coisas .

Gustavo Voltani von Atzingen
Palestra : Controle Infravermelho com webserver ESP8266
Sistema para controle (software e hardware) de dispositivos de controle infravermelho. Hardware e software opensource disponibilizados no github em https://github.com/Atzingen/esp8266-RemoteControlServer Hardware: baseado no microcontrolador esp8266 modelo 12e , com regulador de tensão e emissor infravermelho. Esquemático e pcb desenvolvidos no eagle(r) e disponíveis no repositório. Software: Webserver embarcada no esp faz a interface de controle com o usuário, entregando uma página com a UI de controle. a UI é feita utilizando bootstrap e jquery mobile para melhor interação com o usuário de forma responsiva. Os eventos da UI são feitos com o esp8266 de forma assincrona utilizando ajax (via jquery). Todo o software foi escrito utilizando o arduino como plataforma de desenvolvimento para o esp8266. Para mais informações, visite: https://github.com/Atzingen/esp8266-RemoteControlServer


Alexandre Fernandes

Palestra GRBL - Controladora CNC
Software para controle de movimentos de eixos em CNCs com Arduino.



Gustavo Ortenzi
Palestra : Fonte Chaveada IoT
Apresentação do projeto da fonte chaveada para IoT de 3V3.

OBS : Link das palestras vai ser publicada na página do LHC : Apresentações

Nenhum comentário:

Postar um comentário