sexta-feira, 7 de abril de 2017

Resumo e fotos do Arduino Day 2017




Sempre faço publicações das chamadas e resumos do Arduino Day que acontece no Laboratório Hacker de Campinas, também ajudo na organização desse evento no LHC mas esse ano em especial gostei muito do resultado, além de ganhar novas experiencias, melhoramos em comparação aos eventos anteriores.

Esse ano atingi meu maior objetivo com o hackerspace que foi envolver os membros com maior espírito de comunidade para esse evento, trazer uma boa quantidade de pessoas, seja para conhecer o hackerpsace, plataforma arduino ou visitar para verificar o que acontece nesse tal de LHC.

Com certeza o evento só foi possível porque existiu um grupo de pessoas fazendo acontecer, tirando ideia do papel e colocando em prática. foi um dia inteiro de interação com a comunidade.

Estou documentando em meu Github algumas propostas que funcionaram e outras propostas que não funcionaram com o nosso hackerspace, podendo ajudar como template, dicas para que repliquem o evento em sua cidade,  qualquer pessoa que tiver interesse em fazer um evento desse recomendo fortemente, primeiro item é criar uma equipe para rodar esse evento! sem equipe nada feito.

No Hackerspace atingimos os objetivos  realizando as seguintes atividades : Palestras, Oficinas, Área de exposição de projetos usando o Arduino, Laboratório de Eletrônica sendo usado o dia todo, Cantina LHC e até um Arcade que estava parado, os membros do espaço arrumaram e ficou pronto antes do evento.


Apresentações 

Programamos uma agenda com palestras durante o dia todo, apenas uma pausa para o almoço e assim o pessoal circulou pelo hackerspace, iniciamos as atividades ao publico às 9:00 horas e encerramos as atividades às 18:00 horas. 

Iniciando o evento. 


 Explicando como estava programada a agenda do
 evento e adividades durante o dia.


Apresentando também o Fórum do IoTMakers.

Alejandro Mesias começou o dia apresentando biblioteca de user interface para Arduino, integrando LCD e diferentes tipos de interface como botoeiras, teclado matriz, encoder. De maneira simples e intuitiva, com a possibilidade de alguns Hacks também.

Alejandro  Mesias


Daniela Morais fez uma excelente apresentação Python com Arduino. trabalhando com o tema de como a interagir com o Arduino usando Python através do Pingo e encaminhar dados para o Flask com o Arduino.

Daniela Morais

Daniela Morais


Felipe de Oliveira Bombacini, apresentou o tema Desenvolvendo para Pessoas, motivando os participantes a desenvolver soluções tendo como foco a melhora na qualidade de vida de pessoas que necessitam da tecnologia para se comunicar. apresentou também da proposta da OIivas e seu primeiro produto.

Felipe de Oliveira Bombacin

Projeto Olivas

José Macedo Apresentou sobre Implementações industriais utilizando o Arduino, relatando com mais detalhes a sua  implementação com microcontrolador do Arduino em automações industrias, exemplo prático de aplicação em campo, problemas e soluções frequentes com hardware em ambientes industriais.

José Macedo

Estagiário oficial do LHC : )


Aplicação do projeto

Pedro Minatel fez uma live com o PlatformIO, uma alternativa ao Arduino IDE, realizou uma demonstração rápida do projeto PlatformIO e como usá-lo no desenvolvimento dos projetos Arduino.

OBS : Estou utilizando essa plataforma e recomendo.

Pedro Minatel


Site do PlataformIO

Rodrigo Bittenbinder Souza fez uma apresentação sobre a utilização do Arduino com LabView,
Como utilizar a plataforma LabView da National Instruments para aquisição de dados junto com o Arduino, utilizando o módulo Linx para realizar a interface de programação.

Tela de apresentação do Rodrigo


Fernando Veiga e Matheus Marabesi apresentaram e bateram um papo com a galera sobre o tema Evoluindo do Arduino, O arduino é o melhor primeiro passo para qualquer projeto, porém dependendo da necessidade evoluir é preciso e nesse caso apresentamos o Brasilino e a cafeteira Tomsk-7.

Fernando Veiga


Fernando Veiga e Matheus Marabesi (no laptop)


Fernando Veiga continuou com outra apresentação : Transformando seu projeto educacional em projeto comercial. Durante a graduação, principalmente na área tecnológica, muitas ideias nascem, e muitos projetos são desenvolvidos. Porem após a apresentação são esquecidos, o que fazer, se um dia essas ideias foram legais, como não deixar elas morrerem?


Fernando Veiga


Cantina do LHC 

O Danilo Scabello, ajudou muito para que o evento tivesse uma organização bacana, não apenas na cantina mas também na preparação e arrumação da casa. ficou conhecido como o tio da cantina!

Danilo Scabello "tiozão da cantina"

Danilo Scabello matando a fome!

Carlos Costa também ajudou na realização do evento 
ali no fundo de camiseta branca.




Oficinas durante o evento

Alexandre Fernandes cuidou da Oficina Arduíno para Iniciantes.


Espaço para os iniciantes aprenderem com a mão na massa, fizeram um clássico dos brinquedos eletrônicos, o SIMON/GENIUS. Conhecendo a plataforma Arduino, montagem em protoboards, alguns componentes eletrônicos, programação e cuidados que devem ser tomados para não fritar tudo. Tudo em bancada de forma prática e descontraída.


 Jhonata  Lopez aprendendo com o Alexandre Fernandes


Primeiro projeto do Jhonata 


Gustavo Ortenzi comandou a Oficina Confecção de PCB

Uma oficia onde o objetivo era por a mão na massa e fazer sua placa de circuito impresso de face simples, através do processo de transferência e corrosão. utilizaram a impressão a laser do gerber da PCB em papel Glossy, seguido da transferência do toner por calor na face cobreada, finalizando com a corrosão do cobre via processo químico (Percloreto de Ferro). Finalizando o processo de corrosão, seguido com a furação e então a montagem e solda dos componentes. A PCB  confeccionada era um adaptador de Módulo ESP8266-07 (ou outro módulo similar) para protoboard, contando com um regulador de tensão de 3V3, resistores e capacitores funcionais do módulo, permitindo a gravação com Conversor USB-Serial TTL3V3, e operação do mesmo para diversas funcionalidades. Para aqueles que tiverem um módulo ESP.

A intenção da oficina foi fazer no espaço externo e na marcenaria do LHC e teve uma taxa de R$ 20,00 reais para pagar os custos dos componentes usados na atividade.

Introdução da Oficina


Gustavo explicando o processo de confecção.

Oficina de Confecção de PCB

Oficina de Confecção de PCB


Oficina de Confecção de PCB

Oficina de Confecção de PCB

Gustavo Ortenzi ajudando a galera soldar os componentes.


Exposições de projetos : totalmente aberto e interativo, pessoas que levaram seus projetos mostrando que sim é real o mundo maker e comentando como resolver alguns problemas durante o desenvolvimento de projetos com arduino. 


Shis comandando o Drone.

Lucas Bull - Rover em campo.

Lucas Bull - Rover em campo.


Flavio Hendrikx com seu mega projeto do BB8

Flavio Hendrikx com seu mega projeto do BB8

Flavio Hendrikx BB8 desmontado

Felipe Bombacini https://www.olivas.io/

Felipe Bombacini https://www.olivas.io/


Daniel Vieira Projeto : Monitoramento de tensão alternada.

Mais fotos no meu Flickr ! Compartilhem usem a hashtag #arduinod17

Finalizei uma etapa que considero muito importante, agora quero ver o próximo Arduino Day organizado pela comunidade e bombando um evento maior e melhor do que ocorreu nesse em 2017.

Agradeço pela oportunidade de usar o espaço do Laboratório Hacker de Campinas  e ter ganhado uma super ajuda de amigos e pessoas empolgadas, motivadas em ensinar e realizando atividades assim, incentivando novas pessoas, jovens a explorar mais esse mundo, motivar jovens curiosos que precisam arriscar e quebrarem mais a cabeça no desenvolvendo seus projetos, seja para diversão ou com tentativas de construírem protótipos, mas com certeza vai servir como lição, um aprendizado e amadurecimento para o desenvolvimento de novos projetos.


Galera na hora do sorteio


Sorteio no final do evento.

Shis sorteado! 

Sorteios : Rodrigo e  Pedro levaram água!

Galera!

Eventos Anteriores.
Arduino Day 2016
Memórias do Arduino Day 2015
Arduino Day 2015
Arduino Day 2014


Att
Douglas Esteves.













Nenhum comentário:

Postar um comentário